domingo, 27 de maio de 2018

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR - O que é o brincar livre?



Nesse movimento do brincar as mães começam a enviar fotos e questionamentos:

_ “Meu filho só joga vídeo game nessa nova idade”.
_ “Eu não tenho nenhuma foto do meu filho em contato com a natureza”.
_“Meu filho só brinca na escola porque nos outros horários ele vai para o clube praticar esportes”.
_ “Só brinca livre quando viajamos”.
_ “Ele tem um monte de brinquedo por isso é difçil ele escolher com o que vai brincar”.
_”Minha casa não tem espaço para brincar é muito pequena”.

Todo esse movimento nos faz pensar, quanto tempo é necessário que uma criança brinque livremente?

Qual o tamanho do espaço para brincar?

O que é realmente esse tal de brincar livre?

BRINCAR LIVRE é quando a criança realiza uma atividade em que ela está se divertindo, mas que não é direcionada por regras, imposições, objetivos de aprendizagem ou como um estímulo para uma determinada intensão (brincar com pintura a dedo para estimulação sensorial, por exemplo). 
No brincar livre a criança é deixada solta para explorar o momento, no ambiente em que ela está ( em casa, na escola, não necessariamente em contato com a natureza) e no seu próprio tempo, ritmo e livre para criar a brincadeira que quiser de acordo com a sua criatividade e vontade. 

A criança é inventiva por natureza, as brincadeiras se criam, tudo se torna possível desde que seja permitido soltar a imaginação.

O espaço do brincar pode ser encima da sua cama ou do sofá, se faltar espaço na casa.

“Quanto tempo brincar”? Observando as crianças brincando por aqui, vejo que a cada 30 minutos querem uma nova brincadeira. Se os pediatras começarem a receitar 30 minutos de brincadeira por dia já seria um bom começo. O ideal é uma hora porque gastam 30 minutos estruturando a brincadeira e 30 minutos realmente brincando.

“Eu não sei brincar com meu filho, muitos pais dizem”. Você não necessariamente precisa brincar com ele, sente no chão e fique por perto para que ele se sinta seguro para explorar, inventar, criar a brincadeira.

E se for brincar junto com seu filho, deixe que ele guie a brincadeira. Os pais devem entrar na brincadeira seguindo as orientações, explorando o mundo imaginário que a criança criou.

Permita que a criança se solte, evite sugestões, interferências, dicas. Só observe como ela brinca e o mundo e situações que cria, você pode aprender muito sobre seu filho. 

Em casa, disponha somente alguns brinquedos por vez.

A criança tem muitos brinquedos separe por tipo de brinquedos e cada semana apresente um tipo (de montar, musical, massinha, quebra cabeça, personagens).

Brincar não precisa de muitas regras, precisa deixar brincar e cuidar da segurança são ações necessárias dos adultos para que a brincadeira aconteça.

#PERMITABRINCAR. ( Uma campanha do blog Mamãe Levada)




Nenhum comentário:

Postar um comentário